Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Abraão
História de Moisés
História de David
História da rainha Ester
História de Paulo
Ver Resultados



Partilhe este Site...



Total de visitas: 147823
O que é batismo?
O que é batismo?

Algo que identifica um cristão é sem dúvida o batismo. Mas biblicamente o que significa o batismo? Neste tópico iremos respoder a perguntas comuns a esse respeito

O que é o batismo?

É um testemunho público de que a pessoa aceitou Deus em sua vida. Possui 3 significados: 1º morte para o pecado. 2º O sepultamento dos pecados. 3º A ressurreição para uma nova vida.  O batismo lembra a morte e ressurreição de Cristo (Romanos 6:3-5)

Quem ordenou que os crentes a se batizarem ?

Jesus. Está registrado em Mateus 28:19-20 “Ide portanto e fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo...”

Qual é tipo certo de batismo?

É por imersão. A palavra grega original para batismo significa imergir, mergulhar. Este é o único tipo de batismo bíblico (Efésios 4:5)

O apóstolo Paulo batizou por aspersão? Atos 16:33

Fonte: www.namiradaverdade.com.br:  Alguns argumentam que o grande apóstolo batizou o carcereiro (At 16:33) por aspersão por que imaginam não ter tido água suficiente na prisão para batizá-lo por imersão. Teria Paulo mudado a forma de batismo estabelecida por Jesus?

Com certeza, não. Provébios 30:5, 6 afirma que o ser humano não tem autoridade para mudar algo que Deus estabeleceu. Além disso, não podemos imaginar qualquer apóstolo querendo “corrigir” a Cristo.
A palavra “batismo” que aparece em Atos 16:33 vem do termo grego baptizo e significa “mergulhar repentinamente”. Portanto, isso indica que no cárcere onde Paulo batizou o carcereiro (Atos 16:33) havia uma fonte ou uma cisterna (reservatório de água cavado na terra e forrado com pedras – comum em cárceres), onde facilmente se poderia realizar o batismo nas águas.
Paulo jamais iria mudar a forma de batismo apoiada por Jesus e praticada pelos Seus discípulos: a por imersão. Veja:
“Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.” João 3:23.
“E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” Mateus 3:6.
Se o batismo bíblico fosse por aspersão, não haveria necessidade de João Batista batizar somente onde “havia… muitas águas” e dos discípulos batizarem “no rio Jordão”.

Crianças devem ser batizadas?

A bíblia diz: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). É necessário crer, ou seja, ter fé em Cristo. Para isso é necessário conhecer a Cristo, aprender sobre Cristo. Então com relação a crianças e bebês não devem ser batizados. Como um bebê irá crer em Cristo? Como um bebê irá aprender sobre Cristo? Ele ainda não sabe. Mas quando tiver seus 10 ou 12 anos já passa a ter noção do que é crer e a partir daí já pode pensar em batismo.

Pode haver o rebatismo?

Sim, de acordo com atos 19:1-7 lemos a passagem de doze pessoas que haviam sido batizados por João e que depois foram rebatizados por Paulo.

.

.

Video sobre o batismo para auxiliá-lo nesse estudo

.

 

topo