Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Abraão
História de Moisés
História de David
História da rainha Ester
História de Paulo
Ver Resultados



Partilhe este Site...



Total de visitas: 147804
O Cristão e as encenações teatrais
O Cristão e as encenações teatrais

 teatro

Na era em que vivemos, de tecnologia e constante evolução nos meios de comunicação, devemos refletir na forma pela qual devemos levar o evangelho usando esses recursos modernos porém de maneira a não adulterar a mensagem de Cristo.
Muitas denominações cristãs fazem uso de elementos teatrais para levar a mensagem do evangelho. Mas até que ponto devemos usar esses elementos, tradicionalmente "do mundo", sem contaminar a mensagem? O fato é que as representações e encenações se usadas para aproximarem pessoas de Cristo, devem ser usadas. O uso de simbologias e ilustrações, é algo bíblico, porém não  pode ser tirada do contexto. Veja alguns exemplos de simbologias e representações usadas na bíblia:

-> Para o homem entender o plano da salvação, foi criado um santuário, que era um símbolo do santuário celestial. Havia por exemplo, um sacerdote (que representava Cristo, nos rituais)

-> Cristo, para fazer o povo entender o Reino de Deus, falava por meio de parábolas, que são ilustrações também… Ao usarmos as representações teatrais com o objetivo de levar o evangelho, é lícito

Atitudes a evitar:

Apesar do uso de ilustrações e representações de cunho teatral serem usadas, cabe observar que há elementos que devem ser seguidos e certas atitudes devem ser evitadas tais como:

Evitar gastos desnecessários e extravagância

Evitar exibição e exaltação humana

Atitudes que profanam a santidade da mensagem

Promovem falsidades 

Mistura do sagrado com o secular

Forma imprópria de atrair pessoas

Tempo gasto naquilo que não edifica

Atividades sem benefício ou conteúdo 


Quando uma representação ou encenação entra em choque com algum desses conselhos, está fora dos planos de Deus fonte: (acaoja.wordpress.com)

Fica claro portanto que ao usar as encenações teatrais os Cristãos devem ficar atentos a todos esses detalhes mostrados. A bíblia possui lindas histórias que podem ser representadas e não há nenhuma necessidade de recorrer a temas do mundo para "inspiração".

 

topo