Enquete
Qual história bíblica você acha mais interessante?
História de Abraão
História de Moisés
História de David
História da rainha Ester
História de Paulo
Ver Resultados

Partilhe este Site...



Total de visitas: 142704
A bíblia sagrada
A bíblia sagrada

biblia

.

A Bíblia é um livro diferente. Na verdade, trata-se de uma pequena biblioteca, composta de 66 livros escritos por cerca de 40 autores, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante um período de 1.600 anos. Milhares de pessoas já deram a vida, literalmente, em defesa das verdades nela contidas. Por abraçarem essas verdades, blasfemos já se tornaram reverentes; ébrios se tornaram sóbrios; criminosos se tornaram confiáveis, ladrões se tornaram honestos; adúlteros se tornaram puros. O que torna a Bíblia um livro tão especial? De onde vem seu poder? Que valor tem ela para o homem atual? Essas perguntas serão respondidas neste estudo. (fonte: bibliaonline.net)

.Jesus a considerava como a verdade: "Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade" (Jo.17:17)

.Mas faz-se necessário sermos ensinados a conhecer a verdade. Deus nos orienta através do Espírito Santo, mas em alguns casos, são necessárias pessoas para nos auxiliar através dos estudos bíblicos. Pessoas, certamente movidas por Deus. Pois a bíblia é inspirada por Ele. Veja:

."Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo"
(2º  Pedro 1:20-21)

.Assim cremos que Deus inspirou seus servos a escrever esse maravilhoso livro.  Na bíblia temos todas as orientações para o homem ter a esperança necessária para viver nessa Terra enquanto Cristo não retornar...A bíblia nos orienta em diversos aspectos de nossas vidas; na questão da alimentação, questões comportamentais, sociais, etc...Além do principal ponto que é o plano da redenção para salvar a raça humana, baseada no sacrificio de Cristo.

A inspiração divina, devemos lembrar, é em TODA a bíblia e não apenas parte dela. Deus inspirou seus servos desde o gêneses até o Apocalipse!

."Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (2º Timóteo 3:16)

.Deus em sua sabedoria nos revelou na bíblia, tudo aquilo que é necessário para vivermos. Portanto nada deve ser acrescentado ou removido das escrituras. Vejamos o que o apóstolo João nos diz a essa respeito:

."Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" (Apocalipse 22:18-19)

Divisões da bíblia:


História:
Gêneses até Ester e Atos dos apóstolos

Poesia
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares

Profecia
Começa em Isaias até Malaquias, incluindo Apocalipse

Evangelho
Mateus, Marcos, Lucas, João

Epistolas
Romanos até Judas

Pentateuco (Torah)
Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do

Divisão da Torá
As cinco partes que constituem a Torá são nomeadas de acordo com a primeira palavra de seu texto, e são assim chamadas:

בראשית, Bereshit –“ No princípio” conhecido pelo público não-judeu como Gênesis
שמות, Shemot – “Os nomes” ou Êxodo
ויקרא, Vaicrá – “E chamou” ou Levítico
במדבר, Bamidbar- “No deserto” (ermo) ou Números
דברים, Devarim – “Palavras” ou Deuteronômio

Geralmente suas cópias feitas à mão, em rolos, e dentro de certas regras de composição, usadas para fins litúrgicos, são conhecidas como Sefer Torá, enquanto suas versões impressas, em livro, são conhecidas como Chumash.
(fonte: Wikipédia)

Livros apócrifos
São livros introduzidos pela igreja católica à bíblia. Não são livros inspirados por Deus, apesar de terem algum valor histórico

Observações importantes:
1. A razão porque 66 livros da Bíblia se harmonizam entre si é que a mesma mente divina inspirou a cada escritor. Se, por exemplo, João tivesse escrito algo que não concordasse com as obras de Moisés, seríamos obrigados a rejeitar seu Evangelho, as Epístolas e o livro do Apocalipse.
2. Os primeiros livros constituem o critério para todos os outros chamados inspirados. Se as doutrinas dos livros apócrifos não concordam em cada ocasião com aquilo que Moisés escreveu, não devem achar-se no Cânon da Palavra Inspirada.
3. Os livros apócrifos ensinam doutrinas que são contrárias ao que Moisés e outros profetas escreveram. Por essa razão não foram colocados entre os outros livros do Velho Testamento, nos dias de Esdras.
4. Nem Cristo nem os apóstolos citaram os livros apócrifos. S. Jerónimo os rejeitou da Bíblia Latina, por não estarem escritos em hebraico.
5. A Igreja Católica, no Concílio de Trento, colocou os livros apócrifos no mesmo nível de igualdade com os outros livros inspirados da Bíblia. Todos aqueles que não aceitassem os apócrifos, como de igual autoridade com as Escrituras, seriam anatematizados (amaldiçoados) pela mesma igreja.

Muitas doutrinas fictícias da Igreja Católica estão baseadas nestes livros. Como por exemplo as orações pelos mortos, as curas falsas, haver virtude em queimar o coração de um peixe para espantar os maus espíritos, dar esmolas para libertar da morte e do pecado, e a salvação pelas obras.
(homepage.oninet.pt/859muc/estudos/palavra/livros_apocrifos.htm)

Lista dos livros apócrifos

Tobias
Judite
Sabedoria
Eclesiástico
Baruc
1 Macabeus
2 Macabeus
(além de trechos de Ester e Daniel - Ester 10,4-16,24; Daniel 3,24-90; 13-14).

Divisão da bíblia em capítulos
Stephen Langton (francês) foi Arcebispo da Cantuária desde 1207 até à sua morte. Stephen Langton colaborou na redação da Magna Carta, além de introduzir a divisão da Bíblia em capítulos tal como conhecemos hoje. (fonte: Wikipédia)

 

 

.

Videos sobre o tema, para auxiliá-lo no estudo

.

Parte 1

.

 

.

 

Parte 2

 

.


 Video 3: série respostas. Escrituras sagradas ou manipuladas?

Video 4: série respostas. Escrituras sagradas ou manipuladas?

 Video 5: Posso confiar na bíblia, Dr.Rodrigo Silva

 

topo